****

Quando alguém luta pelo seu direito, também está lutando pelo direito de todos!



As consultas ao atendimento jurídico gratuito prestado pelo IDSER às pessoas com deficiência e/ou fragilizadas, devem ser agendadas pelo e-mail idser@terra.com.br.

sexta-feira, 22 de julho de 2011

Trabalhadora com Transtorno Afetivo Bipolar deverá ser aposentada

O Instituto Nacional do Seguro Social terá que restabelecer o auxílio-doença de uma segurada que tem Transtorno Afetivo Bipolar. A autarquia havia suspendido administrativamente o benefício, em dezembro de 2009, sem efetuar nova perícia médica, através do sistema conhecido como alta programada. O benefício deverá ser convertido em aposentadoria por invalidez, devendo ser pagos os atrasados, corrigidos monetariamente, desde que ficou comprovada a incapacidade permanente da segurada.

Entre outras fundamentações, o INSS sustentou que não teria sido comprovada a incapacidade permanente da segurada, ou a impossibilidade de ela ser reabilitada para o trabalho. E ainda afirmou que o laudo do perito convocado pelo juiz seria "pouco consistente e contraditório".

De acordo com a perícia médica judicial, anexada aos autos, a segurada tem uma "grave doença mental de feitio psicótico, que no momento apresenta remissão dos sintomas mais graves (desânimo, desleixo com a pessoal, inapetência, depressão, risco de suicídio, ou de franca agitação psicomotora, euforia), que já levaram à necessidade de sua internação em instituições psiquiátricas, e que deixou seqüelas na sua modulação afetiva e pragmatismo".

O sistema de altas programadas foi adotado pela Previdência após entrar em vigor o Decreto nº 5.844, de 13 de julho de 2006. O decreto permite ao INSS estabelecer o prazo que entender suficiente para a recuperação da capacidade do segurado para o trabalho, dispensada, nessa hipótese, a realização de nova perícia.

A 1ª Turma Especializada do TRF2 confirmou então, sentença da Justiça Federal do Rio, condenando o INSS. O relator do processo foi o juiz federal Aluisio Gonçalves de Castro Mendes.(Proc.: 2009.51.01.812019-3)

Fonte: TRF2

2 comentários:

  1. É um crime, a pessoa estar com seu estado mental alterado, e muitas vezes sem condições de se organizar e até mesmo agendar nova perícia, estando em total estado de incapacidade. Como fazer valer seus direitos? Parabéns para esta vencedora e a todos que a ajudaram.

    ResponderExcluir
  2. Luciene Marins
    Volta Redonda, Rio de Janeiro, Brasil
    prlucienefiladelfia@hotmail.com

    ResponderExcluir