****

Quando alguém luta pelo seu direito, também está lutando pelo direito de todos!



As consultas ao atendimento jurídico gratuito prestado pelo IDSER às pessoas com deficiência e/ou fragilizadas, devem ser agendadas pelo e-mail idser@terra.com.br.

quarta-feira, 5 de maio de 2010

IDSER é proibido de advertir motoristas que utilizam indevidamente as vagas reservadas às pessoas com deficiência no Shopping Iguatemi

Tal fato ocorreu no dia 28 de abril de 2010. O IDSER foi proibido de advertir motoristas que utilizam indevidamente às vagas reservadas às pessoas com deficiência e mobilidade reduzida no estacionamento do Shopping Center Iguatemi.

Sempre que um representante do IDSER presencia uma situação destas, cola um adesivo no veículo do motorista "desavisado" ou "sem educação", como forma de conscientização, na tentativa de que esta pessoa passe a prestar mais atenção de onde está estacionando, gerando consciência e quiça não repetir mais tal desrespeito à lei e ao seu próximo.

O representante do IDSER foi abordado pelo segurança do Shopping Iguatemi, que o informou ter recebido ordens de não permitir mais a fiscalização através da "colagem" do adesivo, pois um usuário do estacionamento do shopping "reclamou" na administração.

Será que as pessoas não entendem que se estas vagas reservadas existem é porque possuem finalidades, quais sejam, fazer, garantir que as pessoas com deficiência e mobilidade reduzida adentrem e saiam do Shopping com maior rapidez. É até questão de segurança, para, por exemplo, em um caso de incêndio!

"-Engraçado, cuidar da correta utilização destas vagas reservadas, vocês seguranças do Shopping não cuidam, agora, de quem está fiscalizando, vocês cuidam..." - argumentou o representante do IDSER com o segurança que o repreendeu.

A resposta:

"-Pois é, a ordem vem lá de cima, não posso fazer nada..."

Realmente está tudo errado neste mundo, país... a briga é longa, mas vamos lá, um dia conseguiremos que as pessoas se tornem melhores, mais humanas e que a "Lei de Gérson"(*), seja deixada de lado.

* A expressão originou-se em uma propaganda, de 1976, para a marca de cigarros Vila Rica, na qual o meia armador Gérson da Seleção Brasileira de Futebol era o protagonista.

A propaganda dizia que esta marca de cigarro era vantajosa por ser melhor e mais barata que as outras, e Gérson dizia no final:

Gosto de levar vantagem em tudo, certo? Leve vantagem você também.
—Gérson

Mais tarde, o jogador anunciou o arrependimento de ter associado sua imagem ao reclame, visto que qualquer comportamento pouco ético foi sendo aliado ao seu nome nas expressões Síndrome de Gérson ou Lei de Gérson.

O diretor do comercial, José Monserrat Filho declarou: "Houve um erro de interpretação. O pessoal começou a entender como ser malandro. No segundo anúncio dizíamos: “levar vantagem não é passar ninguém para trás. É chegar na frente”, mas essa frase não ficou. A sabedoria popular usa o que lhe interessa. Nos anos 80 começaram a surgir sujeiras, escândalos e as pessoas começaram a usar a Lei de Gérson".

3 comentários:

  1. Não é fácil, que sabe de outra maneira, colar no veículo só colocar um papel informativo no para-brisa...

    ResponderExcluir
  2. Gilberto, parabéns pelo trabalho que está fazendo, por sua luta, por tudo que está se dedicando à luta dos deficientes. Fiquei emocionado. Irei divulgar o seu blo no site e no twitter da Sulina.

    ResponderExcluir
  3. Fico admirada da falta de vergonha de admitir que estava errado e ainda reclamar pq foi repreendido! Esta é a comprovação de que se trata de falta de educação mesmo... e não distração, até pq as vgas são muito bem sinalizadas.

    ResponderExcluir