****

Quando alguém luta pelo seu direito, também está lutando pelo direito de todos!



As consultas ao atendimento jurídico gratuito prestado pelo IDSER às pessoas com deficiência e/ou fragilizadas, devem ser agendadas pelo e-mail idser@terra.com.br.

terça-feira, 1 de junho de 2010

O Respeito à Diversidade Humana como forma de Acessibilidade e Inclusão Social

O termo “acessibilidade” é definido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), através da norma NBR 9050/94, que trás a seguinte redação: “Acessibilidade é a possibilidade e condição de alcance para a utilização, com segurança e autonomia, de edificações, espaço, mobiliário e equipamento urbano.”

Nos dias de hoje, associa-se o termo acessibilidade ao conceito de desenho universal, segundo o qual os ambientes, os meios de transportes e os utensílios sejam projetados para todos e, portanto, não apenas para pessoas com deficiência.

A inclusão estendeu o conceito de acessibilidade, não se restringindo apenas a forma arquitetônica, pois existem barreiras de vários tipos, como as de comunicação, de atitude e nas práticas pedagógicas ainda pouco inclusivas.

O respeito à diversidade humana traduz a vontade da sociedade em diminuir as diferenças e valorizar as pessoas com deficiência, diferentes etnias, religiões, culturas, opções sexuais, etc...

O termo diversidade diz respeito à variedade e convivência de ideais, características ou elementos diferentes entre si, em determinado assunto, situação ou ambiente.

A idéia de diversidade está ligada aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, heterogeneidade e variedade. É, sem dúvida alguma, a convivência e a tolerância mutua de todos os seres.

Neste sentido, observando as relações cotidianas, a conclusão que se chega é óbvia: toda a diversidade humana está efetivamente envolvida e, para obtermos qualidade de vida, imprescindível o engajamento de toda a sociedade, com a adoção e fiscalização das políticas públicas, gerando eficácia na consolidação das mesmas, pois, como sabido, políticas públicas isoladas não possuem o condão de produzir os efeitos benéficos almejados por todos.

Com este objetivo o Instituto Despertar para Ser coloca-se à disposição de toda a sociedade, através de trabalho eficaz e salutar. Para tanto, disponibiliza várias ferramentas nas redes sociais, tais como: Orkut, twitter, facebook, bem como este site.

Não há como falar em inclusão social sem acessibilidade, que não deixa der ser a diversidade humana entrosada!

Nenhum comentário:

Postar um comentário